Sistema de Avaliação

POR 01/08/2011

Sistema de Avaliação

Sistemática de Avaliação da Aprendizagem 2012

A sistemática da aprendizagem garante o desenvolvimento da capacidade, motivação, autoconfiança, assim como as habilidades do educador e do educando. Este por sua vez, se torna responsável pela própria aprendizagem.

É essencial que a aprendizagem seja contínua, integrada, abrangente, versátil e de caráter compreensivo, fortalecendo o compromisso do aluno. A avaliação compõe um conjunto de procedimentos dentro do processo educativo e deve refletir, em todos os aspectos, a busca dos objetivos propostos.

  1. A.      Considerando que a avaliação é contínua e processual, a assiduidade, a pontualidade e a participação dos alunos nas aulas são imprescindíveis em todas as atividades avaliativas;
  2. B.      As avaliações do desempenho do aluno, relacionadas aos objetivos propostos, são registrados no Diário de Classe e no Sistema de Secretaria, sob a responsabilidade o professor. O resultado da avaliação é apresentado ao aluno e periodicamente aos responsáveis, na forma de boletim escolar emitido pela secretaria ao final de cada período letivo (bimestre);
  3. C.      Para fins didáticos, o ano letivo é dividido em quatro bimestres em todos os níveis do Ensino Básico;
  4. D.      Os resultados da avaliação alcançados pelos alunos são definidos de forma sintética e cumulativa ao final de cada bimestre ou período letivo, apurados com base nos objetivos previstos para o processo ensino aprendizagem, atribuindo-se valores numéricos numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).Durante cada bimestre, o aluno precisa obter, no mínimo, a pontuação 6 (seis) para ser considerado apto a cada componente curricular.
  5. E.       A pontuação é cumulativa, ou, seja, no final do ano, o aluno precisa ter alcançado um mínimo de24 (vinte quatro) pontos para cada disciplina da matriz curricular.

Formas de Avalição

 *Educação Infantil

Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento dos avanços da criança, os se comprovam as conquistas que correm na aprendizagem do aluno e as evidências o desempenho do professor.

Utilizaremos diferentes instrumentos que possibilitam o acompanhamento dos avanços da criança, os quais são também divulgados periodicamente aos pais e responsáveis. São eles:

Diagnóstico: Uma avaliação inicial instrumentalizando o professor para que possa pôr em prática seu planejamento de forma adequada às características de seus alunos.

Processual: de periodicidade bimestral e de uso individual, sob a forma de relatório. Esse instrumento é modificado sempre que a situação exigir;

Registros Periódicos: no diário de classe, com possibilidade de acompanhamento dos aspectos mais simples aos mais complexos e as devidas intervenções. 

*Ensino Fundamental e Médio

A avaliação tem como base a produção do aluno, contrastados com os critérios de avaliação expressos nas expectativas de aprendizagem em consequência do ensino, definidos pelos objetivos propostos e conteúdos escolhidos.

A produção dos alunos abrange tudo que pode ser produto da aprendizagem, podendo se constituir de provas, exercícios, tarefas, seminários, arguições orais, exposição e outros instrumentos possíveis de serem utilizados, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos.

Em cada disciplina, a nota bimestral será a média aritmética das notas obtidas durante a etapa.

   Processo de Recuperação

O Aluno que apresentar rendimento acadêmico inferior a 60% são proporcionados estudos de Recuperação Paralelos aos bimestres. O valor máximo possível por bimestre é 10 (dez). As aulas de recuperação serão ministradas pelo próprio professor ou professores designados pela escola.

É obrigatória a recuperação paralela para os alunos que não alcançarem 60% da nota bimestral. A recuperação paralela será realizada durante os bimestres letivos, caso ocorra a insuficiência de aprendizagem.

A nota após a recuperação paralela será resultado da média aritmética entre o resultado anterior somado resultado da recuperação dividido por dois.

Se não houver recuperação do rendimento acadêmico, isto é, se a nota da recuperação for inferior à nota anterior, prevalecerá a maior.

Recuperação Especial; após o processo de recuperação paralela aos períodos letivos (bimestrais), será ministrado um exame final no valor de 10,0 ao aluno que não alcançar os 24 (vinte e quatro) pontos. O resultado desse exame final é somado à média anual e divido por 2 (dois). Para fins de promoção, o aluno deverá apresentar resultado mínimo de 60% do que foi previsto ao longo do curso.

  Sistema de Promoção e Retenção

Ao término do ano letivo, é calculada a Nota Anual, que é a média aritmética das notas dos períodos letivos (bimestres), cujo resultado expressa a condição para o aluno ser promovido em termos de progressão para o ano subsequente ou conclusão do curso. Considera-se apto para promoção o aluno que obtém em cada componente curricular:

*Média anual mínima 6,0 (seis);

*Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) sobre o total de horas letivas do período letivo.

 

  Conselho de Classe

O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada turma do colégio, tendo por objetivo avaliar o processo ensino-aprendizagem na relação professor e aluno e os procedimentos adequados a cada caso.

Os casos dos alunos que não alcançarem nota anual de 6 (seis), mesmo depois de todo o processo de recuperação, serão avaliados pelo Conselho de Classe, que decidirá pela promoção ou não em termos de progressão para o ano subsequente ou conclusão do curso. Nesse caso, o Conselho de Classe considerará o desempenho global no conjunto dos componentes curriculares, o desempenho nas atividades complementares desenvolvidas para fins de enriquecimento curricular e os aspectos de sociabilidade e de ordem emocional, analisando-se as diferentes capacidades do aluno, tendo em vista seu rendimento na aprendizagem no ano subsequente de forma satisfatória.

  Questões Significativas

Recuperação Especial:

*O estudante com pontuação anual inferior a 24 (vinte e quatro) pontos que deixar de participar do processo de recuperação e do exame final, estará automaticamente conservado na série/ano;

*O exame final em seguida ao último momento (IV período letivo/bimestre) de recuperação paralela, com base nos conteúdos essenciais do ano em questão, os quais serão divulgados pela Coordenação pedagógica.

*O Conselho de Classe é soberano para fins de promoção, seguindo as resoluções vigentes do Conselho Estadual de Educação.